O Cine PE 2011 não acabou

Apesar de as exibições do 15º Cine PE terem acabado na sexta-feira, dia 6, parece que o festival ainda não terminou. Ou melhor: que a edição de 2012 já começou. Motivo: a aproximação (ou falta dela) do festival com a evolução do cinema feito em Pernambuco nos últimos 15 anos.

Na cerimônia de encerramento, um grupo de realizadores subiu ao palco do Teatro Guararapes para pedir “Menos Glamour, mais Cinema!”, conforme dizia uma faixa. No texto de balanço escrito para o Cineclick, comentei, na figura de um admirador estrangeiro dos vários cinemas que vêm de lá, a sensação de distância entre a produção e a janela de exibição dentro do Cine PE.

O sentimento é esse: a gente vê Um Lugar ao Sol despertar reações raivosas ou apaixonadas na Mostra de Tiradentes, Recife Frio conquistar os espectadores de Brasília, e muitos outros curtas e longas criarem possibilidades de diálogo com outros festivais. Mas não se vê a mesma reverberação desses filmes feitos em Pernambuco no festival local.

O protesto do encerramento do Cine PE teve mais um capítulo na noite de quarta-feira (11/5). Ressaltando que se trata de uma tentativa de diálogo, postura que talvez os realizadores hoje quarentões que se envolveram na feitura do renascimento da produção local em 1996, com Baile Perfumado, já não tenham mais paciência para bancar. Cabe aos mais jovens que ainda buscam se estabelecer como realizadores abrir essa porta.

O crítico Luiz Joaquim, do Cinema Escrito e da Folha de Pernambuco, nos conta que aconteceu uma reunião entre o grupo que pediu menos flashes, mais filmes. Segundo Joaquim, cerca de 30 realizadores discutiram oito temas que sugerem mudanças no formato do festival. A carta de reivindicações só será tornada pública quando chegar ao conhecimento de Alfredo e Sandra Bertini, organizadores do Cine PE, e do governo do Estado.

O 15º Cine PE não terminou. Ou o 16º já começou.

Em tempo: André Dib, crítico do Diário de Pernambuco, relatou, até com mais propriedade, essa sensação de distanciamento festival-realizadores e conversou com o diretor do Cine PE a respeito. Ah, Dib é autor da foto que ilustra este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s