O deputado de Tropa de Elite 2 vai às urnas

Marcelo Freixo (PSOL-RJ) é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e deve ser oficializado em breve como candidato nas eleições que virão. A informação é da Carta Capital em matéria assinada por Francisco Alves Filho [leia a íntegra aqui].

No cenário político carioca dominado por conchavos, assim como o paulistano, trata-se claramente de uma iniciativa interessante, de um tensionamento bem-vindo. Marcelo Yuka – sim, o músico, recentemente retratado no documentário No Caminho das Setas, de Daniela Broitman – será seu candidato a vice.

Você pode nunca ter ouvido falar de Freixo, mas certamente o viu. Fraga, o personagem de Irandhir Santos em Tropa de Elite 2 – Agora o Inimigo é Outro, é abertamente inspirado no deputado carioca, militante de longa data pelos Direitos Humanos, figura carimbada em política carcerária.

Numa das conversas que tive com Irandhir em 2010, ele, ainda um tanto receoso pela popularidade que um blockbuster como Tropa de Elite havia lhe dado, contou que passou muito tempo observando Freixo. Não chegou a entrar na versão final da matéria [leia aqui], mas lembro de Irandhir comentado que não fez muitas perguntas a Freixo, apenas conviveu com ele, presenciou a figura de mediador do militante carioca, seus gestos e maneirismos da fala.

Para qualquer um que viu Tropa de Elite 2 fica óbvio que Irandhir fez um grande trabalho na pele de Fraga/Freixo. Só que o cara é tão bom que este personagem ainda é superado pelo trabalho do ator pernambucano em Febre do Rato (de Cláudio Assis, ganhador do Festival de Paulínia, ainda inédito), do homem perdido e apaixonado de Baixio das Bestas ou do homem sem corpo de Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo.

Irandhir é um ator tão talentoso e atencioso (o diretor Kleber Mendonça Filho costuma dizer que ele é ator que entende de cinema) que até mesmo em filmes medianos (A Hora e a Vez de Augusto Matraga ou O Senhor do Labirinto) sua presença não passa despercebida.

Acompanhemos, então, como será o Fraga/Freixo nas urnas cariocas.

2 comentários

  1. Assisti a todos esses filmes que foi colocado na matéria e é difícil definir qual melhor desempenho do Irandhir. Simplesmente Maravilhoso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s