Oficina de crítica no Perro Loco

Voltei de Goiânia há uma semana devidamente contemplado com a experiência de ter ministrado uma oficina de crítica no Perro Loco – Festival de Cinema Universitário. Pelas razões de sempre para quem me conhece: dar aulas é uma ótima chance de (re)ler textos importantes, reorganizar pensamento, construir pontos de vista — e aí registro que foi particularmente importante voltar a textos de Douchet, Daney e Júnior, mas também esmiuçar o trabalho de colegas e, assim, questionar o meu próprio.

Mas também porque tive interlocutores atentos, prontos para o diálogo. E porque o Perro é um festival que mantém, ao mesmo tempo, uma vontade típica de quem está na universidade (aquela coisa do “vamos fazer”), mas uma aura de quem já saiu da universidade, já entrou na idade adulta. Estranho traduzir isso, mas assim que senti. Espero voltar mais vezes por lá, quem sabe para outra oficina.

O post, além do registro, é para colocar o link dos textos produzidos pelos participantes da oficina de Imersão Crítica. Torço para que a oficina tenha sido só um pontapé, um sopro de vontade, e que desenvolvam a escrita e a cinefilia e que encontrem condições de mantê-las num lugar que me parece não dar muito incentivo para tal. Todos os dez textos produzidos estão neste endereço [clique aqui e leia] e cobrem tanto filmes de circulação considerável no último ano — Se, de Ian Capilé; Vailamideus, de Ticiane Augusto Lima — como filmes discretos, mas bem bons — caso do média Falcon, de Rafael Perez Boero.

Reforço também o agradecimento à revista ]Janela[ (em especial a Fabrício Cordeiro e a Ludielma Laurentino), que faz um trabalho bacana de crítica lá em Goiás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s