Portfólio | Portfolio

Aqui você pode conhecer alguns trabalhos do autor deste site (ok, só aqueles dos quais não me envergonho), divididos por categorias.

Minicurrículo (scroll down for the English version)

Atua como curador independente, crítico de cinema, pesquisador e professor. Curador da retrospectiva Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada (FestCurtasBH 2019), projeto que investigou os curtas-metragens dirigidos por realizadores negros entre 1973 e 2017. É também um dos curadores do Red Sea Film Festival. Atuou como um dos programadores do Festival de Brasília (17-18) e foi responsável pelos programas: Amor-Negro-Herói (Nicho Novembro); Mulheres Negras, Signo Plural (Tomie Ohtake), (Re)Imaginando Vidas Negras: E se Fôssemos Livres? (Cine Lúdica); Multiplicidade da Experiência Negra (Sesc Campinas).

Com mais de uma década de atuação no cinema, tem textos publicados em diferentes veículos, além de ter ministrado diversas oficinas de curadoria voltada a jovens negros. Como professor lecionou, entre outros, os cursos: Blaxploitation e o cinema negro americano; Spike Lee: Raça, cinema e identidade; O negro no cinema brasileiro: uma história em construção; Um olhar sobre os corpos pretos LGBT no cinema; Imaginário racial no cinema brasileiro e americano; Multiplicidade do cinema africano.

Mantendo constante contato com a diáspora negra, atualmente faz investigações curatoriais das manifestações experimentais e queer negras no cinema, tecendo possíveis pontes entre Brasil e Estados Unidos. Pesquisa o Blaxploitation sob uma perspectiva estética-formal, histórica, racial e política. Desde 2015 tem desenvolvido, por meio de textos, aulas e projetos curatoriais, uma cartografia da presença negra no cinema brasileiro. O Urso de Lata (www.ursodelata.com) é seu site pessoal, onde exercita uma escrita que habita as intersecções entre raça, estética e política.

*

Based in São Paulo, Brazil, Heitor Augusto works as a freelance programmer, film critic, lecturer and translator. He curated the retrospective Black Brazilian Cinema: Episodes of a Fragmented History (Belo Horizonte Short Film Festival) and has programmed for Festival de Brasília (Brazil’s top film festival), Tomie Ohtake (a leading museum for contemporary art), among other festivals, retrospectives and film clubs. He’s the head programmer for NICHO 54, an institute, of which he is a co-founder, working for the promotion of film education to underrepresented segments of the Brazilian population – particularly Black people -, as well as pushing for racial equity in the industry.

With a decade plus experience in the film industry, his writing has been published in different outlets and he has used his experience in the field to hold workshops in critical writing, as well as lectured on underrepresented events and players in the history of cinema. Through this his work has helped to uncover systemic invisibilization perpetuated by traditional approaches of film history, providing healing to historically shattered subjectivities, as well as being an integral part of forging his own identity. His recent curatorial projects have been focusing on experimental and queer expressions in Black film, as well as connecting the experiences from the African Diaspora. His writing in English can be found at https://ursodelata.com/category/in-english/.

 

Cursos, debates, palestras

Este slideshow necessita de JavaScript.

Críticas, artigos, resenhas

Entrevistas na televisão

Conversa sobre Tangerine – Canal Arte1

http://mais.uol.com.br/static/uolplayer/?mediaId=15795749

Conversa sobre Jericó – Mostra Internacional de Cinema na Cultura

Debate sobre Blackface no cinema, a partir da peça A Mulher do Trem

Conversa sobre homossexualidade no cinema a partir de Amor é a cor mais quente – Metrópolis/TV Cultura

Conversa sobre Curta-metragem – Rede Minas

Conversa sobre Rita Hayworth/Série Divas – Programa Todo Seu com Ronnie Vou

Parte I

Parte II

Jornalismo

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s