Christopher Nolan de fora do Oscar (de novo)

Christopher Nolan não é um nome que a Academia leva muito em conta. Acabam de ser anunciados os indicados ao Oscar para a cerimônia de 2011 e o cineasta britânico não figura entre os cinco postulantes ao Oscar de Direção.

Vejam bem, não sou um ultra defensor de Nolan ou de A Origem. Porém, é o segundo ano em que Nolan chega com chances de indicação, mas é ignorado pela Academia. Em 2009, Batman – O Cavaleiro das Trevas foi lembrado tanto pelo PGA, o sindicato dos Produtores, quanto pelo DGA, o dos Diretores – ambos são fortes termômetros para a Academia.

Em ambas as categorias, perdeu para O Leitor – à época, justificava-se a decisão pela resistência a filmes de aventura e ação. Neste ano, A Origem segue entre os dez que brigam pelo Oscar de Melhor Filme, mas Nolan está fora da corrida pela estatueta de Direção (só conseguiu Roteiro). Entram os irmãos Coen pela refilmagem Bravura Indômita.

Na soma das indicações, O Discurso do Rei, britânico que chegou forte no Globo de Ouro, mas praticamente passou em branco (à exceção do prêmio de Melhor Ator a Colin Firth), está presente em 12 categorias. Bravura Indômita foi indicado em 10 categorias e A Rede Social em oito.

Em relação às surpresas, praticamente nenhuma novidade. Nem é possível chamar a troca Nolan-Coen de surpresa, já que os irmãos são habitué do Oscar. Para mim,a maior surpresa é a ausência de Io Sono L’Amore (Eu Sou o Amor), de Luca Guadagnino, entre Filmes em Língua Estrangeira.

Alguns pitacos pontuais:

— É um exagero a indicação de Foras-da-Lei, do franco-argelino Rachid Bouchareb, em Filme em Língua Estrangeira. É um bom filme, mas inferior a seus trabalhos anteriores, especialmente Dias de Glória.

— Irrita a obviedade da Academia em relação à Figurino e Direção de Arte. Na primeira, só foram indicados filmes de época ou faroestes. Sutileza zero. Uma indicação como Inverno da Alma representaria um mínimo de ousadia.

— Falando em Inverno da Alma, fico feliz em ver um filme tão pequeno conseguindo abocanhar indicações a Filme, Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (John Hawkes) e Roteiro Adaptado.

— Antes de saírem os indicados, apostaria de olhos fechados na estatueta de Ator para Colin Firth. Com a lembrança de Javier Bardem na categoria, o britânico ganhou um concorrente à altura.

— Desde já, faço lobby para um prêmio a Christian Bale como Ator Coadjuvante por O Vencedor

— A propósito do filme de David O Russell: Mark Wahlberg pagou o preço da essência de seu personagem, muito discreto em relação a Bale. Resultado: apesar de seu bom trabalho, não foi indicado.

— Não chegamos ao fim dos tempos: O Mágico (L’Illusioniste) conseguiu resistir ao filtro e ganhou uma indicação a Melhor Animação. Pena que Toy Story 3 deve levar.

— Por causa dos dúbios critérios de elegibilidade, o trabalho fenomenal de Carter Burwell em Bravura Indômita não foi indicado. O jeito é cruzar os dedos para o gênio francês Alexandre Desplat, que este ano entra por O Discurso do Rei.

Anúncios

1 comentário

  1. Honestamente eu achei uma piada Chris Nolan fora dos indicados à melhor diretor, realmente patético, digamos o seguinte: Inception é um filme comercial a partir do momento que foi produzido por uma grande empresa como a warner, mas sejamos razoáveis, o roteiro compensa toda a sua 'comercialidade', é um projeto ambicioso, não seria o que é se não houvessem investido tanto nele. E outra coisa, 'The social network' é um filme muito superestimado, a história por mais que agrade a muita gente já foi enfiada goela abaixo de todo mundo que tem acesso a qualquer meio de comunicação moderno, a verdade é que todo mundo sabe da história do tal fundador do facebook e da rasteira que ele deu no tal brasileiro. Assim como o globo de ouro, o oscar 2011 promete ser uma bela porcaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s