Pela primeira vez desde 2009, quando foi criada no Rio de Janeiro, a Semana dos Realizadores: Voos do Cinema Brasileiro Contemporâneo aporta em São Paulo. Começa nesta quarta-feira (5/11) com a exibição do bom documentário Doméstica, de Gabriel Mascaro, às 19h no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, em forma de retrospectiva.
Há filmes obrigatórios, especialmente nesse contexto esquizofrênico do circuito exibidor, enxuto, reduzido, que atira certos filmes (especialmente os autorais brasileiros) em algum horário. Alguns dos filmes infelizmente terão sua passagem pelas salas de cinema restritas a festivais.
A Cidade é uma Só?, Estrada Para Ythaca, O Homem que Não Dormia, Praça Walt Disney, As Hiper Mulheres, Doméstica, Eles Voltam, Esse Amor que Nos Consome, Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, Na Carne e Na Alma, Dona Sônia Pediu uma Arma para seu Vizinho Alcides, Pacific, Corpo Presente são alguns dos filmes que ilustram caminhos que as várias ramificações da produção brasileira seguem.
No meio da programação haverá debates, dos quais chama a atenção o do dia 12, “O que pode ser hoje um cinema político?”. E um par de aulas ministradas pelos críticos Francis Vogner dos Reis e Luiz Carlos Oliveira Jr., que falarão sobre os diálogos entre os filmes exibidos na Semana nos últimos quatro anos, traçando um contexto amplo que remonta ao começo dos anos 2000.
A programação está no site do CCBB-SP [clique aqui] e da Semana em São Paulo [clique aqui]. Abaixo, links para críticas, resenhas e comentários que escrevi — publicadas em diferentes momentos veículos e, por isso mesmo, de profundidades distintas — de alguns dos filmes que passarão na Semana.
- A Cidade é uma só, de Adirley Queirós
- As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
- Corpo presente, de Marcelo Toledo e Paolo Gregori
- Doméstica, de Gabriel Mascaro
- Eles Voltam, de Marcelo Lordello
- O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges
- Esse Amor que nos Consome, de Allan Ribeiro
- Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti
- Na Carne e na Alma, de Alberto Salvá
- H.U. , de Joana Csekö e Pedro Urano
- Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro
- Pacific, de Marcelo Pedroso
- Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira
- Otto, de Cao Guimarães
- Vou Rifar meu Coração, de Ana Rieper