Publico no começo de janeiro porque usei o fim do ano justamente para ver os filmes que faltavam ou rever aqueles que a memória pouco guardou. Abaixo duas listas: uma composta por longas nacionais e estrangeiros, outra com curtas-metragens brasileiros. Ao lado de cada filme segue um link para uma crítica escrita por mim ou um texto do qual recomendo a leitura.
Ao contrário dos anos anteriores, escrevi menos textos sobre curtas em 2013, especialmente porque durante o Festival de Curtas de São Paulo assumi a coordenação da oficina Crítica Curta. Ou seja, orientei mais a produção alheia do que me dediquei à minha.
Longas
Tabu, de Miguel Gomes [Crítica]
Vocês ainda não viram nada, de Alain Resnais [Crítica de Sérgio Alpendre]
O estranho caso de angélica, de Manoel de Oliveira [Crítica de Bruno Cursini]
O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho [Crítica]
Educação Sentimental, de Julio Bressane [Crítica de Paulo Santos Lima]
Tatuagem, de Hilton Lacerda [Crítica]
Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog [Comentário no blog e crítica de Cássio Starling Carlos]
A cidade é uma só?, de Adirley Queirós [Crítica]
Bastardos, de Claire Denis [Crítica de Ruy Gardnier]
Um estranho no lago, de Alain Guiraudie [Críticas de Marcelo Miranda e de Fábio Andrade]
Curtas
Tremor, de Ricardo Alves Jr [Crítica de Rodrigo Faustini]
No interior da minha mãe, de Lucas Sá [Críticas de Letícia Fudissaku e Cid Nader]
Pouco mais de um mês, de André Novais [Críticas de Guilherme Savioli e de Cid Nader]
Jessy, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge
Um diálogo de ballet, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon [Crítica de Cid Nader]
Os invasores, de Calac Nogueira [Crítica de Guilherme Savioli]
Alguns dias antes, outros depois, de Nicholas Thomé Zetune
Mwany, de Nivaldo vasconcelos
Amor e outras construções ou uma boca/que/abarcasse/tanto cu, de Gustavo Vinagre [Crítica de Henrique Rodrigues Marques]
O homem que matou deus, de Noé Vitoux