Melhor canção do Oscar quase fica de fora

Falling Slowly, música do filme irlandês Once, que ganhou a estatueta de melhor canção original, quase foi considerada inelegível pela Academia. Isso porque ela já havia sido interpretada por Glen Hansard (compositor) e Marketa Iglova (protagonistas de Once) em “Kráska v nesnázich”, do diretor checo Jan Hrebejck.

A Academia estabelece que para uma canção concorrer ela tem de ter “letra e música originais e escritas especificamente para o filme”. Mesmo tendo sido interpretada em outro filme e ser faixa do CD The Sweel Season (de Hansard e Iglova), o comitê responsável pelas nomeações da categoria considerou que compositor e diretor trabalham juntos desde 2002.

Ao blog The Carpetbagger, do reporter do The New York Times David Carr, o presidente do comitê, Charles Bernstein, declarou: “A gestação do filme foi adiada, mas o diretor John Carney e o compositor Glen Hansard tem trabalhando juntos desde 2002 quando o projeto que viria a se tornar Once foi discutido”. O presidente do comitê afirma que durante o atraso do filme (por questões de orçamento), “Hansard e sua colaboradora Marketa Irglova interpretaram a canção em alguns eventos cuja repercussão foi considerada insuficiente para alterar a elegibilidade da música”.

Sorrisos amarelos

Os músicos protagonizaram uma cena raríssima na cerimônia do Oscar. Mesmo com protocolos rígidos, o apresentador oficial da festa, Jon Stewart, chamou Iglova ao palco para que ela completasse seu discurso. No momento da entrega da estatueta, Hansard agradeceu e disse que não esperava a vitória, mas quando sua parceira estava prestes a dizer algumas palavras, o microfone foi cortado e a música se sobrepôs à sua voz. Ela saiu de cena embaraçada, mas se recompôs com o convite de Stewart para retornar ao palco.

Em tempo: Conheço uma pessoa que viu Once, o filme no qual Falling Slowly é executada. Ela teve o seguinte questionamento: “como um filme tão barato pode ser tão bom?”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s