O transbordamento de Tiradentes

— De Tiradentes, Minas Gerais

Meu amigão reclamão Sérgio Alpendre acaba de chegar à sala de imprensa aqui do Centro Cultural Yves Alves falando que o debate de Os Residentes está cheio, abarrotado. “Tiradentes transbordou”.

Estar aqui na mostra mineira é ter a sensação de que o cinema brasileiro aterrizou de vez aqui. Ontem tivemos três longas exibidos na sequência: o de Tiago Machado, Os Monstros e Santos Dumont – Pré-cineasta?. Gosto muito deste último, um documentário que pensa sobre o desejo humano de voar, fisicamente (aí o Santos Dumont) e com a imaginação (aí vem o cinema).

Mas Os Monstros desperta uma conexão afetiva profunda. É difícil encontrar um filme tão terno, de abraços verdadeiros, de coleguismo e amizade impressas na tela. O longa do quarteto vindo da produtora cearense Alumbramento é uma injeção de jovialidade e uma coleção de ironias cinematográficas. Quem viu o verá o filme vai se deliciar com a “cena do Djavan” e “a cena do Daniel”.

Lembro que em 2010, quando Luiz e Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes, os diretores/atores/roteiristas/produtores apresentaram e ganharam Tiradentes com Estrada para Ythaca, não senti que o filme manteve seu fôlego durante toda a projeção (ou eu não mantive o meu). Já com Os Monstros o filme aconteceu do começo ao fim.

O Cine Tenda esteve cheio para as três sessões – especialmente para Os Residentes e Os Monstros. A cobertura da imprensa aumentou. O público continua na cidade. As áreas de convivência do festival estão cheias.

Tiradentes cresceu mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s