John Carpenter, a entrevista

Foi publicada nesta terça-feira (2/10) no jornal Valor Econômico a entrevista que fiz com o cineasta John Carpenter (Halloween – A Noite do Terror, Eles Vivem, Fuga de Nova York). Carpenter é homenageado no Festival do Rio com uma retrospectiva com 14 de seus longas. Em parceria com o evento, o CineSesc trará a seleção de filmes para São Paulo.

Respostas breves, mas diretas ao ponto. Carpenter falou sobre sentir-se um outsider, o tom crítico de seus filmes ao Sonho Americano, os personagens que se unem para se proteger de um mau maior, a influência de Howard Hawks na sua cinefilia e por aí vai. O mais divertido é a resposta que me deu quando perguntei como se chamaria um terceiro filme, caso o fizesse, com o personagem Snake Plissken? “Fuga da Terra” foi a resposta.

A entrevista pode ser conferida na versão impressa do Valor Econômico ou neste link [clique aqui].

Textos relacionados:
Sobre filmar sem dinheiro (ou Dark Star)

Anúncios

2 comentários

  1. Que bom que você gostou, Laurent. É fundamental — e isso é também responsabilidade da crítica — tirar certos diretores do limbo. Não sei se você já viu, mas sugiro também a leitura do artigo de Raul Arthuso publicado recentemente na Revista Taturana (http://revistataturana.com/2012/10/14/john-carpenter-o-principe-das-sombras/) e o dossiê que a Contracampo fez, na edição 35, do Carpenter, com ensaios e filmografia comentada (http://www.contracampo.com.br/35/frames.htm, seção Artigos)

  2. Parabéns pela entrevista. John Carpenter é o meu herói. Muitos de seus filmes foram desprezados quando de seu lançamento, mas vão, com o passar do tempo, sendo redescobertos pelas novas gerações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s